As quatro categorias - Consultora

coffee-791439_1920.jpg

O post de hoje é para contar sobre a proposta deste blog e também das minhas áreas de interesse. Escolhi trabalhar com 4 categorias uma vez que elas me representam e são capazes de inspirar todos vocês.

1.coach 2.gastronomia 3.viagem 4.lifestyle

Vou começar contando sobre a Silvia Coach de imagem e estilo. Atualmente atuo como facilitadora para outras consultoras de imagem. Até eu chegar aqui, foram alguns anos investindo tempo e energia nos melhores cursos para minha formação, isso sem contar os tantos livros que li!! Antes de eu perceber minha real habilidade, senti a necessidade de compreender as diferentes metodologias e aplicações dentro da consultoria como um todo para então fazer uma opção e definir o meu campo de atuação.

Durante esse percurso, além da curiosidade e a inquietude que sempre me motivaram, havia algo a mais a ser descoberto, algo incompleto que despertava meus questionamentos. A cada conclusão de curso ficava a necessidade de ir além do conteúdo e da prática aprendidos.

Ao longo dos atendimentos que fiz, foi ficando claro que minha grande satisfação e potencial de entrega estavam nos primeiros encontros, na anamnese onde fazemos a coleta de dados e entendemos as demandas da cliente. Para quem já passou por um processo inteiro de consultoria de imagem sabe o quanto esse momento é importante, assim como o saber traduzir toda essa informação em material de trabalho.

A escuta ativa da história do outro

A escuta ativa da história do outro

Sinto que por vezes focamos demais nos estilos internacionais, em cartelas de cores, em formatos de corpos sem contar nas medidas que a meu ver são imensuráveis. Olhamos demais para o técnico e de menos para o conteúdo, para a pessoa e o ser humano que se apresenta para nós. Alô alô pessoal!!!

Como consultora, acredito que o nosso papel seja o de exercitar a escuta ativa e verdadeira, o de manter o distanciamento necessário sem perder a conexão e empatia que devemos estabelecer. Caras colegas, a verdadeira história é aquela contada, representada e idealizada pela cliente. Cabe a nós facilitar o desatar deste nó e é justamente essa a minha proposta para vocês. Te ajudo a entender esse processo fluido que muito frequentemente pode se confundir com projeção de nós mesmos na cliente, pode sofrer influências da moda e suas tendências como também ser confundido com uma necessidade nossa de adequação frente as necessidades da cliente. Pense nisso!

Eu gosto de desconstruir para reconstruir colaborando com um repertório mais amplo.

(É na vivência e não só de teoria) Abordarei esse tema em um próximo Post.

Um beijo carinhoso em todos vocês :-)

Não deixe para o amanhã quem você pode ser hoje, permita-se!

Não deixe para o amanhã quem você pode ser hoje, permita-se!