Molho de tomate da Cadinha

olha que coisa mais linda mais cheia de graça….

olha que coisa mais linda mais cheia de graça….

Com certeza a quarentena me aproximou ainda mais da cozinha, das deliciosas vivências e descobertas que esse ambiente da casa pode nos proporcionar. (quantas pessoas você conhece que começaram a cozinhar durante o período da pandemia?) Por vezes subestimamos nossas capacidades e habilidades. Experimentar algo novo é maravilhoso e eu te convido a vir comigo!

Hoje apresento a vocês um molho de tomate cuja receita original é da Cadinha, uma pessoa que mora no meu coração, exemplo de mãe, de mulher forte e guerreira. Por toda sua vida, a cozinha foi seu lar, alimentou seus 3 filhos com muita abundância e foi justamente essa predisposição para dar o afeto e a saúde através da comida que sempre me encantou.

Vamos lá?

A partir da receita original, dei meu toque pessoal, sugiro que façam o mesmo!

você vai precisar de:

  • 1 kilo de tomates maduros

  • 2 cebolas médias fatiadas bem fininhas

  • 1 dente de alho sem aquele miolinho que costuma ser mais esverdeado

  • azeite, sal e pimenta do reino branca

Mis en place

Mis en place

Pré preparo dos ingredientes ou mis en place (consiste em deixar todos os ingredientes separados, pesados e cortados. no caso do tomate, já sem a pele)

Para tirar a pele dos tomates: Reserve um recipiente com bastante gelo e uma panela com água fervendo. Vamos dar um choque térmico nos tomates para que soltem a casca mas não cozinhem. Coloque os tomates por alguns minutinhos na água fervendo até que a pele comece a rachar/soltar. Retire imediatamente e coloque na vasilha com gelo. Agora você já pode descascar e reservar!

Modo de preparo:

Primeiramente corte a cebola bem fininha e leve para dourar em panela untada com azeite. (a cebola substituirá o açúcar que geralmente as pessoas colocam para equilibrar a acidez).

Ajunte os tomates e o alho. Nada de água pessoal!!

Deixe cozinhar em fogo baixo mexendo de tempos em tempos por aprox. 1 hora a 1 1/2. Tudo depende da sua panela e fogão. Durante o cozimento adicione o sal e pimenta branca a gosto. Você irá perceber que naturalmente ocorrerá o espessamento do molho e será esse o ponto certo

Duas possibilidades finais

  • você poderá deixá-lo rústico

  • ou bater no liquidificador para que fique com a consistência mais cremosa

  • Sim geladeira ou congelador :-)

Próxima receita :-)Lasanha de beringela feita com o molho de tomate caseiro

Próxima receita :-)

Lasanha de beringela feita com o molho de tomate caseiro

Um beijo carinhoso em todos vocês!